Processos e confiança

O processo de desenvolvimento de sw reflete totalmente a maneira como a empresa é administrada e como esta se relaciona com as pessoas.
Achei um artigo que compara alguns aspectos dos processos baseados no CMMI com os processos ágeis. Achei muito interessante a discussão sobre confiança.

The heart of the conversation was on the perception that if a model forces us to write something down then we are not trusted (the more we write stuff down, the less we trust one another).

Me parece ser bem adequada a colocação do autor, uma vez que um dos objetivos de toda a documentação que o CMMI impõe é a independência da empresa em relação às pessoas. Esse objetivo reflete de maneira muito clara a falta de confiança nas pessoas.

Anúncios

One Response to Processos e confiança

  1. Mickaella disse:

    André, não concordo com a afirmação “Esse objetivo reflete de maneira muito clara a falta de confiança nas pessoas.” Acho importante a documentação porque as pessoas são falhas e “não duram para sempre”. Acredito que não seja falta de confiança e sim uma maneira de preservar o conhecimento de maneira mais segura.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: